Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Qual a durabilidade para utilização dos pneus de carro de passeio?

A durabilidade de um pneu de passeio depende de vários fatores:
Carga sobre o pneu, pressão do pneu, maneira de dirigir do motorista, velocidade, regularidade de marcha, condições mecânicas do veículo, concentração de tráfego e ainda outros fatores como clima e temperatura ambiente.
 
Ainda assim, a durabilidade pode ser prolongada com a manutenção adequada. Checar a calibragem, fazer o rodízio de pneus, bem como o balanceamento e alinhamento de rodas contribuem para o bom estado dos pneus. Não esqueça de ficar atento ao Tread Wear Indicator" (TWI) é uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que está localizada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
 
 É recomendável que qualquer pneu passados mais de 5 anos de sua fabricação seja examinado por um técnico qualificado para determinar se está em condições de continuar rodando. Depois dessa verificação recomenda-se fazer esse exame uma vez por ano. Não havendo qualquer sinal de envelhecimento (o que depende das condições de uso ao qual foi submetido) o mesmo pode continuar a ser usado normalmente.
 

 


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet