Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

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VENDA DE PNEUS REGISTRA QUEDA DE 0,8% NO 1º SEMESTRE04/09/2017

Resultado não acompanha o aumento de 2,6% na produção de pneus
 
São Paulo, 4 de setembro de 2017 – A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) anuncia os resultados do setor no primeiro semestre de 2017, quando foi registrada queda de 0,8% no total de vendas de pneus em relação ao mesmo período de 2016. O número faz parte do levantamento setorial das empresas associadas. “Mesmo com o aumento da produção de pneus e de um pequeno avanço nas vendas no ano, os resultados seguem abaixo do esperado”, diz o presidente executivo Klaus Curt Müller.
 
O semestre registrou um aumento de 2,6% na produção de pneus, com destaque para pneus agrícolas (33,2%), de camionetas (11,7%) e fora de estrada (11,4%). Já a produção para veículos de passeio apresentou queda de 0,2%. No total, foram produzidos 34.467.058 de pneus em 2017, contra os 33.603.113 no primeiro semestre de 2016.
 
No entanto, o resultado negativo das vendas no período – para montadoras, reposição e exportação - foi influenciado pelas quedas de 2,1% na comercialização de pneus para veículos de passeio, 1,9% no setor de Carga e 0,5% nos veículos de duas rodas.
 
Venda às Montadoras
 
Foram vendidos 6.680.650 pneus para montadoras no primeiro semestre, 9,1% a mais do que os 6.125.758 do ano passado. A venda de pneus para veículos de passeio para montadoras registrou um crescimento de 11,9%, reflexo do aumento da produção de veículos no semestre. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a diferença positiva na produção de veículos foi de 23,3% quando comparado ao mesmo período de 2016, sinal da recuperação econômica do setor. Os dados negativos ficaram por conta dos pneus de moto (-9,7%) e de carga (-4,6%).
 
Mercado de Reposição
 
As vendas para o mercado de reposição fecharam o semestre com aumento de 1%, em relação ao mesmo período de 2016. O resultado positivo foi puxado principalmente pelo aumento de 12,6% nas vendas de pneus de moto. Já os destaques negativos ficaram por conta dos pneus para veículos industriais e de passeio, que viram seus volumes de vendas caírem 6,4% e 2,6%, respectivamente.
 
Exportações
 
Foram comercializados 6.097.780 pneus para o mercado exterior, o que representa uma queda de 14,6% em relação aos 7.143.880 do mesmo período de 2016. Das sete categorias, apenas as vendas de pneus agrícolas (21,9%) e de camioneta (3,1%) apresentaram resultados positivos. Pneus para veículos fora de estrada (-71,8%), industriais (-43,4%), moto e carga (-22,4%), bem como para veículos de passeio (-18,2%) puxaram o índice para baixo.
 
 
Livro Branco
 
A necessidade de adoção de políticas que aumentem a competitividade do setor de pneus levou a ANIP a lançar o documento Livro Branco da Indústria de Pneus, que contém propostas para alavancar o crescimento do setor, como a redução do custo logístico, desoneração do processo de logística reversa, melhor acesso a insumos essenciais para a produção de pneus, estímulos à exportação, implantação de margem de preferência para a indústria nacional nas compras públicas, entre outras. O documento está disponível no site da ANIP (www.anip.org.br).
 
 
 
 
Sobre a ANIP
 
A ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos.
 
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