Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

5 dicas da Dunlop Pneus para gestantes na direção27/02/2018

Uma dúvida muito comum das mulheres é sobre até quando podem dirigir durante a gravidez. Será que é possível viajar de carro? E como ficar confortável e segura ao dirigir? As futuras mamães se preocupam em manter o bebê seguro muito antes de segurá-los em seus braços, e nós também, da Dunlop. De acordo com a legislação de trânsito brasileira, esse tempo não está delimitado. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Por isso, a Dunlop Pneus reuniu abaixo 5 dicas que podem ser usadas nas matérias sobre esse assunto ou sempre que julgarem necessário. A Dunlop Pneus também pode contribuir com informações específicas sobre uso de pneus para diferentes utilizações e necessidades. Estamos à disposição sempre que precisarem, inclusive colocando um técnico da fábrica para esclarecer as dúvidas.

A Dunlop Pneus destaca, primeiramente, que o pneu, por ser o único ponto de contato do carro com o solo, tem funções extremamente importantes na segurança do veículo, atuando como uma peça essencial no transporte de vidas. Para obter a máxima eficiência desse item tão importante do automóvel deve-se sempre:

  • escolher pneus de qualidade, de marcas comprometidas com a segurança dos usuários;
  • calibrar os pneus semanalmente;
  • realizar corretamente seu rodízio;
  • respeitar a carga máxima suportada pelo veículo;
  • evitar arrancadas e freadas bruscas;
  • substituir os pneus antes de chegarem na marca de segurança (TWI);
  • substituir as válvulas no pneu (quando necessário);
  • fazer alinhamento e balanceamento regulares.

Mamães ao volante. 5 Dicas Dunlop Pneus:

1 - Se a gestante não tiver nenhuma restrição médica, é possível dirigir com segurança até cerca de 34 semanas (aproximadamente oito meses). Deve-se evitar no último mês porque a posição do bebê começa a comprimir a bacia, o que pode causar desconforto e cólicas.

2 -  O cinto deve ser colocado da mesma forma de quando a mulher não está grávida. A Abramet – Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – publicou uma cartilha, que orienta para que a grávida use o cinto de três pontos. As gestantes precisam usar o cinto de segurança colocando a parte de ombro posicionada sobre a clavícula, ou seja, entre o pescoço e acima do braço, e a tira de baixo sob o abdome, o mais baixo possível. O cinto de segurança nunca deve ficar sobre ou acima da barriga. Ele precisa ficar confortável e cruzar todo o peito.

3 - Para melhorar a tensão da região lombar, a gestante pode posicionar uma pequena almofada na região. Ajuste a poltrona também para que o volante fique ligeiramente alto e inclinado em direção ao seu peito em vez de ficar na direção do seu abdômen.

4 - Após o parto, não há tempo exato para voltar a dirigir. Caso não haja restrição médica e a mulher tenha passado por uma cesariana, é recomendado voltar depois de 40 dias. Se o parto for normal, os obstetras afirmam que é possível voltar ao volante 15 ou 20 dias depois.

5 - Mulheres grávidas correm risco maior de ter queda de pressão, ou seja, sempre que possível é recomendado que a gestante seja uma passageira. É aconselhável evitar longos trajetos e viagens e, se possível, optar por serviços de táxi ou aplicativos de motorista particular, além da boa e velha carona.

Fontes: Dunlop e Abramet – Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

Sobre a Dunlop

 

A Dunlop é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries, com sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em treze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa.

A fábrica da Dunlop no Brasil é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus sem emenda Sun System, garantem maior precisão e segurança.

Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, foi inaugurada em outubro de 2013 com investimentos de R$ 750 milhões. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões por meio de 170 lojas.

 

Visite e acompanhe a Dunlop Brasil:

www.dunloppneus.com.br e www.facebook.com/dunlopbrasil.

 

 


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet