Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Pirelli: preview Grande Prêmio da Espanha07/05/2018

BARCELONA: RETORNO À EUROPA EM UM NOVO ASFALTO E COM PNEUS MAIS MACIOS
 
Milão, 7 de maio de 2018 – A escolha de pneus para o Grande Prêmio da Espanha é um nível mais macio em relação ao ano passado, com o supermacio fazendo sua estreia no Circuito da Catalunha ao lado do macio e do médio. O pneu duro sempre apareceu no passado, mas, este ano, uma nova superfície - que as equipes experimentaram pela primeira vez nos testes de pré-temporada há dois meses - alterou o circuito de Barcelona, dando mais aderência com desgaste e degradação reduzidos. E essa não é a única novidade para a etapa deste fim de semana.
 
OS TRÊS COMPOSTOS SELECIONADOS
 
 
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
 
 
A superfície pode ser mais lisa, mas as curvas longas e de alta velocidade permanecem, colocando bastante energia e estresse nos pneus: os exemplos clássicos são as curvas 3 e 9. 
O desgaste e a degradação precisarão ser reavaliados. Embora as equipes tenham experimentado a nova superfície no início do ano, a temperatura estava muito mais fria e os carros estavam menos evoluídos. Além disso, a nova superfície também pode ter evoluído. 
As temperaturas tendem a ser quentes - às vezes muito quentes - durante o fim de semana. 
Barcelona possui uma boa combinação de todos os tipos de curvas e cargas que enfatizam os aspectos do desempenho de um carro: uma das razões pelas quais esse circuito é um dos locais de testes favoritos. 
A nova superfície levou a Pirelli a reduzir a profundidade do pneu em 0,4 milímetro. Isso não tem efeito no desempenho, mas ajuda a controlar a temperatura. 
O pneu dianteiro esquerdo é exigido com mais força, com a Catalunha sendo uma pista sensível à dianteira do carro. 
No ano passado, com a escolha dos compostos mais duros, grande parte das equipes fizeram duas paradas com estratégias diferentes. Esta prova teve anteriormente, também, até três paradas.
 
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Este ano, para as equipes, Barcelona não é exatamente como ir a um novo circuito, mas as mudanças no asfalto ainda são significativas o suficiente para alterar alguns das características fundamentais da corrida. Nós também fizemos uma mudança reduzindo a profundidade da banda de rodagem nos pneus slicks. Isto foi feito para reduzir o risco de superaquecimento, como também faremos para Paul Ricard, na França, e Silverstone, na Inglaterra. Essa não é uma mudança que os pilotos irão notar, principalmente em relação ao desempenho ou duração do seus stints. As equipes já conhecem o novo asfalto, desde os testes da pré-temporada, mas o clima agora é muito mais quente, os carros consideravelmente mais rápidos e, também, haverá algum envelhecimento da superfície. Este ano, vamos levar o supermacio para o Grande Prêmio da Espanha - efetivamente, dois níveis mais macio do que a nomeação mais suave em 2017, como todos os compostos são um passo mais suave de qualquer maneira - então a lição de casa será muito importante”.
 
O QUE HÁ DE NOVO
 
Muitas coisas. A Fórmula 1 volta para a Europa, novo asfalto, o pneu supermacio na Espanha e, também, a banda de rodagem mais fina.
As três equipes - Mercedes, Ferrari e Red Bull - fizeram escolhas diferentes de pneus para o Grande Prêmio da Espanha. 
A temporada 2018 da GP3 começa competindo ao lado da Fórmula 2, que também será em Barcelona. 
A primeira sessão de dois dias de testes de Intertemporada acontecerá logo após o GP da Espanha, com a McLaren e a Force India rodando um segundo carro cada exclusivo para o desenvolvimento de pneus de 2019 da Pirelli.
 
PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA
 
22.0 psi (pneus dianteiros) e 20.5 psi (pneus traseiros)
 
LIMITES DE CAMBAGEM
 
-3,25º (pneus dianteiros) e -1,75º (pneus traseiros)
 
 
Pneus selecionados até o momento
 
 
 
 
 
Facebook  @pirellibrazil              Twitter  @Pirelli_Br              Instagram   @pirelli_br
 
 
 
 

voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet