Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Projeto que recolhe pneus em Santa Bárbara vai a ecoponto nesta quarta (G1)29/01/2013

Projeto que recolhe pneus em Santa Bárbara vai a ecoponto nesta quarta

G1 - 29/01/2013  

Em 2012 foram coletadas 50 toneladas de pneus de automóveis e retalhos. Ação visa destinar material corretamente e evitar focos do mosquito Aedes.  Coleta de pneus na cidade será no ecoponto do Planalto do Sol 2.

O projeto da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara DOeste (SP) que recolhe pneus de borracheiros cadastrados na Prefeitura e destina o material para reciclagem fará coleta nesta quarta-feira (30) no ecoponto do bairro Planalto do Sol. A ação existe desde 2009. Somente no ano passado, segundo a Prefeitura, foram recolhidos 25 mil pneus de carros e 2.890 de ônibus e caminhões, além de retalhos de borracha. No total, o montante enviado para reciclagem chegou a 50 toneladas.

Há cadastrados no projeto em Santa Bábara 64 comércios, entre borracharias e bicicletarias, entre outros. Além do ganho ambiental, a intenção da iniciativa é diminuir a possibilidade de os pneus serem usados como criadouros do mosquito da dengue. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, do início do mês até a última sexta-feira (25) foram 45 notificações da doença na cidade, com 10 casos positivos (seis importados), 27 negativos e oito aguardando resultado. Em 2012, Santa Bárbara teve 74 casos de dengue.

Norma do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) determina que as empresas fabricantes ou importadoras de pneus deem a correta destinação final ao produto usado. A coleta desta quarta-feira será realizada das 8h às 12h na Avenida Charles Keese Dodson, 305, no Planalto do Sol 2. A Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 por fabricantes de pneus novos para trabalhar com a reciclagem, é a responsável pela coleta na cidade.

 

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/01/projeto-que-recolhe-pneus-em-santa-barbara-vai-ecoponto-nesta-quarta.html


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet