Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Programa de coleta recicla 20 mil pneus inservíveis08/02/2014

     O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis de Votorantim coletou cerca de 20 mil pneus usados durante o ano passado, de acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do município. A ação ambiental contempla pneus de caminhões, carros, motos e bicicletas, além de câmaras de ar e tapetes de borracha. Para o gerenciamento destes resíduos, a Sema firmou convênio de cooperação mútua com a Associação Reciclanip, responsável pelo transporte do material, além de parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio da Seção de Zoonoses.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Leite, a nova logística implantada desde o ano passado funciona de maneira permanente e planejada, para acabar com o depósito de grandes quantidades de pneus e o acúmulo desse material por longos períodos. O principal destino dos pneus é para a fabricação de asfalto: "Em comparação ao asfalto comum, o asfalto-borracha utiliza menos energia na fabricação, reduz o uso de matérias-primas não renováveis, além das intervenções e os custos para manutenção das vias, pois aumenta a durabilidade do pavimento em até 40%, diminuindo rachaduras e aberturas de buracos."

Outra vantagem é para o fato de os pneus não ficarem expostos para acumular água, o que aumentaria o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. "Junto aos esforços estratégicos das demais secretarias da Prefeitura de Votorantim envolvidas na luta contra a dengue, a Sema está atuando diariamente para tentar eliminar os locais de procriação do mosquito Aedes aegypti", enaltece.

Para o recolhimento de material, a prefeitura instalou um ecoponto que recebe os pneus sem condições de uso. Para a coleta, a Prefeitura mantém convênio com borracharias da cidade, cadastradas na Sema. Os resíduos são recolhidos e vão para Bragança Paulista, onde são reciclados. O Ecoponto da Sema fica na avenida Moacir Oséias Guitti, 41, Centro, ao lado do Aquário Cultura, no Paço Dois.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet