Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Pneus são descartados irregularmente em terrenos baldios de Macaé 25/02/2014

Pneus descartados a céu aberto representam riscos à saúde de toda a população. Mas infelizmente nem todos têm conscientização e insistem em fazer o descarte ilegal. Uma das maiores cidades da Região Costa do Sol, em Macaé é fácil encontrar nas ruas pneus descartados irregularmente. Apesar de toda a divulgação, do alerta das autoridades de saúde para combater a dengue, ainda falta muita colaboração da população.
O repórter fotográfico do jornal Diário da Costa do Sol, Robson Maia, registrou o descarte irregular de vários pneus em um terreno baldio próximo à linha férrea ao lado do terminal Cehab, entre o Parque Aeroporto e Ajuda de Baixo. De acordo com os moradores, o problema é constante nos bairros. "Isso aqui vive cheio de pneus velhos. A gente até sabe quem joga, mas eu não tenho coragem de denunciar. Dizem que se juntar água o pneu é um local certo para a proliferação da dengue", disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Com o descarte irregular dos pneus em áreas desprovidas do recolhimento prévio, cresce o risco de novos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O problema se torna mais preocupante pelo comportamento inadequado de alguns donos de borracharias que, muitas vezes, descartam de forma irregular pneus velhos que se transformam em verdadeiros criadouros do mosquito.
Resposta - Sobre o problema apresentado na matéria, a Secretaria Municipal de Comunicação - Secom, enviou uma nota informando que a Secretaria de Ambiente possui um Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. No programa o caminhão Papa-Pneus faz o recolhimento nas borracharias do município semanalmente seguindo as rotas centro, norte, sul e serra. Por meio do convênio de cooperação mútua entre a Associação Reciclanip e a Prefeitura Municipal de Macaé, o material recolhido é encaminhado para destinação final por empresas filiadas a ANIP- Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos
Para incluir algum estabelecimento de borracharia na rota, solicitar a coleta de pneus ou para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Biodiversidade Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente pelo telefone: (22) 2773-3518. Os pneus inservíveis, abandonados ou dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública.
Segundo a RESOLUÇÃO CONAMA n° 416/2009, os fabricantes e os importadores de pneus são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis.
Em relação ao descarte de pneus, se ocorrido de maneira irregular, a pessoa pode ser enquadrada segundo o Código Municipal de Ambiente - Artigo 277 - que se refere ao tema. A Fiscalização Ambiental tem a responsabilidade e autonomia para realização da autuação. A divulgação não ocorre de maneira direta, mas a Secretaria de Ambiente disponibiliza os serviços por meio da coordenadoria de biodiversidade, gestão das águas e território do recolhimento destes pneus inservíveis.
As ações educativas ocorrem vinculadas as demais ações de sensibilização, não de maneira específica em relação aos pneus. Em relação ao recolhimento, existem três rotas no município para recolhimento - norte / sul e região serrana. Nestas rotas o recolhimento ocorre nas borracharias cadastradas e nos demais locais que a população em geral solicita.
Os pneus são destinados a local próprio no município para efetivação de controle pela coordenadoria e rápido condicionamento, sendo em momento seguinte direcionados a centro de triagem na cidade do Rio de Janeiro. Isso ocorre devido a um convênio estabelecido entre a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e a Prefeitura de Macaé, onde após o recolhimento local o fabricante se responsabiliza pelo direcionamento dos pneus.
Semanalmente cerca de 14 toneladas de pneus de diferentes tipos como de carros de passeio, caminhão e outros são encaminhados. É de fundamental importância esta ação, pois estamos evitando o descarte irregular e consequências agressivas ao ambiente.
Qualquer necessidade em relação a esta ação, a  entrar em contato com a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Territórios pelo telefone 2773-3518.
 
Fonte: Clique Diário

voltar


Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet