Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Acesso ao Extranet

Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

A ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende 11 empresas e 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (duas) e Amazonas (uma). Ao final de 2014, o setor possuía 29,5 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. O setor também é apoiado por uma rede com mais de 4.500 pontos de venda no Brasil e 40 mil empregos.

O principal canal de vendas da indústria de pneus é o mercado de reposição e a rede de revendedores, que representam 58,7% das vendas totais do setor. As montadoras respondem por 24,8% do total, assim como as exportações, que também representam 16,6% das vendas, segundo dados de 2014.

A ANIP tem atuado fortemente na defesa dos interesses do setor e do comércio internacional. Uma dessas atuações é na defesa contra atos ilegais no território nacional e a não realização da reciclagem por parte de alguns importadores. Outra defesa é contra a prática de dumping por algumas empresas exportadoras para o Brasil com preços abaixo do que são utilizados em outros mercados, sendo considerada uma atividade condenada pela OMC (Organização Mundial do Comércio). As investigações realizadas deram parecer favorável a ANIP, gerando seis medidas antidumping para pneus de passeio, carga, motocicleta e bicicleta.

Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 625 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente até o final de 2014.

Visão de Futuro

Ser um centro de referência e de vanguarda na geração de soluções institucionais, corporativas e empresariais, reconhecido nacional e internacionalmente, que:

  • I - participa e influencia as decisões em todas as áreas de interesse do segmento;
  • II - lidera e representa o setor, congregando todas as entidades congêneres;
  • III - tem uma atuação cuja filosofia é a de “extasiar” os seus clientes e profissionais e de estimular todos a terem orgulho e comprometimento ao interagir com ela.

Missão

Atuar como veículo institucional, educacional, cultural e social, provendo os clientes, no âmbito nacional e internacional, de serviços e soluções com elevado padrão de excelência, sustentando e ampliando, dessa forma, a sua legitimidade e representatividade perante a sociedade, meio empresarial e governamental.

Princípios e Valores Éticos

A ANIP atua de forma ética e socialmente responsável, orientada pelos seguintes princípios:

  • Respeito ao ser humano em sua individualidade
  • Honestidade, transparência, responsabilidade e disciplina
  • Auto-desenvolvimento e reconhecimento
  • Colaboração: trabalho em equipe
  • Constância de propósitos
  • Pró-atividade: pensar antes, pensar longe, planejar e implementar o plano
  • Melhoria contínua



Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos Todos os direitos reservados @2013

by contactonet